Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?

Domingo, 23 de Abril de 2023

3º Domingo da Páscoa, Ano A

Leituras:

At 2,14.22-33

Sl 15(16),1-2a.5.7-8.9-10.11 (R. 11ab)

1Pd 1,17-21

Lc 24,13-35

EVANGELHO

Reconheceram-no ao partir o pão.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 24,13-35

Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. Então Jesus perguntou: ‘O que ides conversando pelo caminho?’ Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: ‘Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?’ Ele perguntou: ‘O que foi?’ Os discípulos responderam: ‘O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu.’ Então Jesus lhes disse: ‘Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?’ E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: ‘Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!’ Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: ‘Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?’ Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. E estes confirmaram: ‘Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!’ Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Palavra da Salvação

Reflexão

Todo mundo sabia o que tinha acontecido com Jesus, o Nazareno. Pelo menos, até uma parte da história. Mas, aqueles dois discípulos sabiam um pouco mais. Cléofas explicou: É verdade que algumas mulheres do nosso grupo foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Portanto, o túmulo estava vazio. As mulheres também disseram que tinham tido visões de anjos que diziam que Jesus estava vivo. Porém, nas palavras dos dois discípulos só havia decepção e descrença. Eles dizem que esperavam que ele fosse libertar Israel, mas já fazia três dias de sua morte. E, mesmo tendo ouvido o relato das visões das mulheres eles diziam que elas não o tinham visto. Então, os discípulos giravam em torno da decepção. E era por isso que estavam indo embora. A presença de Jesus e sua palavra encantadora não eram capazes de abrir-lhes os olhos. A única coisa que fará diferença será um pequeno sinal: o partir do pão. Aquele gesto lembrou a última ceia. Foi quando Ele tinha tomado o pão e, depois de abençoá-lo, partiu e disse que aquilo era o seu corpo que seria entregue por eles. Naquela refeição Jesus tinha feito referência a um sacrifício que seria realizado nele mesmo em favor da humanidade. O pão era seu corpo e o vinho era seu sangue. Agora aquelas palavras fizeram sentido. Eles entenderam o que as palavras pronunciadas pelo estrangeiro do caminho queriam dizer. E entenderam também o que as palavras de Jesus na última ceia significavam. E nessa compreensão uma descoberta ainda maior. Esse estrangeiro é Ele. E Jesus desapareceu! Como se o pão partido tivesse ficado em seu lugar. Os dois homens, então, compreendem que estão indo na direção errada. Jerusalém é o lugar deles. Porque a história do seguimento de Jesus não terminou. O caminho não acabou! Por isso, eles voltam. E é assim que acontece também conosco. Quando o caminho parece que terminou, queremos voltar atrás. Quando a decepção toma conta de nós, não conseguimos enxergar a presença que está ao nosso lado. Porém, quando alguma coisa nos toca profundamente, mesmo que seja por um pequeno e breve sinal, compreendemos que estamos na direção errada. E podemos retomar o caminho de onde paramos. Podemos voltar para a frente, de onde tínhamos saído.

D. Rogério

2 comentários sobre “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?

  1. Amém! Glória a vós Senhor. Bonita reflexão! Dom Rogério! Muito obrigada!❤️
    Em cada Santa missa sentimos a presença de Deus em nós. Em cada palavra e na Eucaristia, o senhor está sempre conosco. Amém.
    Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Um abençoado domingo para o senhor Dom Rogério/ com as bençãos de Deus. Paz e bem ❤️ obrigada por tudo!❤️

    Curtir

  2. Amém!!! Muito obrigada pela ótima e linda reflexão e homilia D. Rogério! Deus o abençoe sempre!
    Fica conosco, Senhor! Ilumina nossos caminhos com a tua santa presença.

    Curtir

Deixe um comentário