Sou eu. Não tenhais medo.

Sábado, 22 de Abril de 2023

2ª Semana da Páscoa

Leituras:

At 6,1-7

Sl 32(33),1-2.4-5.18-19 (R. 22)

Jo 6,16-21

EVANGELHO

Enxergaram Jesus, andando sobre as águas.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,16-21

16 Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17 Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles. 18 Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19 Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. 20 Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21 Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo. Palavra da Salvação.

Reflexão

Quem anda sobre as águas causa uma impressão misteriosa. Assim também, quem consegue estar acima dos problemas dessa vida, normalmente, atrairá a atenção e causará admiração. Nós somos seres que vivemos imersos nos mistérios da nossa existência e sucumbimos diante do peso das decisões que devemos tomar, somado ao medo que sentimos diante das consequências que decorrem dessas escolhas. Não temos em nós mesmos a força e a sabedoria necessários para estar sobre os nossos problemas. Mas, quem se apresenta a nós como nosso Mestre, o Filho de Deus, esse é capaz de nos olhar a partir de nossas fraquezas e também enxergando em nós o que temos de capacidades de superação. Jesus vindo ao nosso encontro, acima de nossas confusões, é a segurança de que precisamos para viver e enfrentar também nossas inquietações. Jesus nos dizendo: “Sou eu. Não tenhais medo” é o conforto de que precisamos para saber que não somos seres solitários no Universo e nem no mundo. Deus está conosco. Está ao nosso lado. E está dentro de nós. Nosso medo se desfaz quando descobrimos que não estamos sozinhos. Só o Filho de Deus, o Verbo Encarnado, é capaz de nos dar essa segurança.

D. Rogério

Deixe um comentário