A toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.

Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023

São Timóteo e São Tito, bispos, Memória

3ª Semana do Tempo Comum

Leituras:

2Tm 1,1-8 ou ou Tt 1,1-5

Sl 95(96),1-2a.2b-3.7-8a.10 (R. 3)

Lc 10,1-9

EVANGELHO

A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-9

Naquele tempo, 1 o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós'”. Palavra da Salvação.

Reflexão

A missão apostólica é verdadeiramente instrumental. Quem busca e salva o ser humano é Deus. Ninguém mais é capaz de oferecer aquilo que Deus mesmo porta consigo. Então, os discípulos de Jesus, ao se tornarem apóstolos (enviados) nada mais fazem do que dispor sua vida e seus dons (recebidos também de Deus) para que a Palavra de Deus chegue aos irmão. A palavra humana que podemos levar não tem a capacidade de salvar, a Palavra de Deus é quem realiza isso. Nesse, o melhor missionário é aquele que se deixa guiar pela mesma Palavra que ele quer levar. Isto é, quanto melhor discípulo ele for, melhor missionário será. Portanto, nessa ação instrumental o que mais importa é servir da melhor maneira aos propósitos de Deus e deixar-se guiar por seus métodos e sua lógica. Por isso, os recursos humanos vão para o segundo plano. As bolsas e sacolas para a subsistência, as sandálias para a proteção, a rede de casas que poderia assegurar a manutenção da missão, tudo isso deve ser deixado de lado, porque será na experiência da fé que a Palavra será proclamada e acolhida. Importante é dizer: “A paz esteja nesta casa!” “O Reino de Deus está próximo de vós”. O missionário não leva a Palavra de Deus nas bolsas ou nos projetos. Ele a leva no coração! De uma certa maneira, ele mesmo se torna a Palavra de Deus. A missão do apóstolo não é a de um funcionário ou de um sócio. Ele é um educador da vida, é um encantado pela beleza do Reino de Deus, é um sonhador do Céu, é um poeta da paz, é um engenheiro da solidariedade e do amor.

D. Rogério

2 comentários sobre “A toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.

  1. Amém! 🙏🏽 Glória a vós Senhor. Excelente reflexão e explicação! Dom Rogério. Muito obrigada! ❤️
    Que o Espírito Santo de Deus nos dê a graça de sermos servidores e anunciadores da palavra de Deus. Para que palavra de Deus chegue as nossas irmãs. Através de nossos dons e talentos. Amém!
    Deus o abençoe e o proteja sempre! Dom Rogério. Paz e bem ❤️

    Curtir

Deixe um comentário