Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!

Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023

Conversão de São Paulo, Apóstolo, Festa, Ano A

3ª Semana do Tempo Comum

Leituras:

At 22,3-16 ou ou At 9,1-22

Sl 116(117),1-2 (R. Mc 16,15)

Mc 16,15-18

EVANGELHO

Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 16,15-18

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15 e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16 Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17 Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18 se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. Palavra da Salvação.

Reflexão

O cenário para a pregação encomendada por Jesus é o mundo inteiro. E os destinatários, toda criatura. Os primeiros discípulos não teriam inventado isso. Também não teriam intuído por si mesmos. Afinal, suas expectativas giravam em torno do cumprimento das profecias. Nada mais podiam esperar além disso. Menos ainda o pensaria aquele que, de tanto zelo, pedia autorização para perseguir e prender os cristãos, porque os considerava membros de uma seita que traía o verdadeiro judaísmo. Ninguém poderia imaginar que esse seria o grande, talvez o maior, dos difusores daquilo que ele mais combatia. Pela ação do Espírito Santo, todas as expectativas seriam superadas e aquilo que parecia improvável, mesmo impensável, se realiza de maneira extensiva e constante. Paulo é uma obra do Evangelho! Por isso ele foi capaz de ser o pregador dos gentios. Ele mesmo diz que era o menor dos Apóstolos, que nem mesmo merecia esse nome, porque havia perseguido a Igreja de Cristo; no entanto diz que “pela graça de Deus era o que era”. E tinha trabalhado mais do que os outros Apóstolos, não ele, mas a graça de Deus. Os sinais profetizados por Jesus, seguramente se realizaram, de modo diferente do que é dito, mas os demônios, as línguas, as serpentes, o veneno mortal e os doentes a serem curados, tudo isso se realizou segundo a graça de Deus e a ação de seu Espírito. Quem de nós poderia imaginar que Paulo, o perseguidor, poderia se tornar o grande Apóstolo dos gentios? Nem nós, nem os homens e mulheres de seu tempo. Paulo é realmente fruto da obra que Cristo realizou nele. Por isso, nós também temos a esperança de sermos aquilo que Deus quiser fazer de nós.

D. Rogério

2 comentários sobre “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!

  1. Amém!🙏🏽 Glória a vós Senhor. Bonita reflexão! Dom Rogério. Muito obrigada!❤️
    Por isso, nós também temos a esperança de sermos aquilo que Deus quiser fazer de nós.
    Crer, em Jesus Cristo é o primeiro passo para a nossa salvação.
    Pesamos a intercessão de São Paulo, para que também nos convertemos os nossos corações, de mente e de alma, que a fé se renove mais e mais a cada dia que busquemos ao Senhor Jesus Cristo de todo coração. Amém! Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre Seja louvado!
    Deus o abençoe e o proteja sempre! Dom Rogério. Paz e bem ❤️

    Curtir

  2. Amém!!! Muito obrigada D. Rogério!
    Que nós tenhamos a coragem de Paulo e sejamos anunciadores da Salvação a todos, com a palavra e o testemunho, porque Jesus é o nosso Salvador.
    São Paulo, Apóstolo, rogai por nós!

    Curtir

Deixe um comentário