Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.

Terça-feira, 30 de Abril de 2024

5ª Semana da Páscoa

Leituras:

At 14,19-28

Sl 144(145),10-11.12-13ab.21 (R. cf. 12a)

Jo 14,27-31a

EVANGELHO

A minha paz vos dou.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,27-31a

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28 Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29 Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30 Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31a mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”. Palavra da Salvação.

Reflexão

Perturbação e timidez podem se completar. E Jesus diz para que não se dê lugar a essas coisas. Perturbar-se causa agitação e inquietação. Timidez provoca fechamento e inércia. É por isso que Jesus disse que oferecia a paz, como antídoto contra a perturbação. A paz coloca ordem em nós, nos acalma e serena, liberta-nos do medo e da ansiedade. Mas, não se trata de uma anestesia que nos leva a um movimento para si mesmo, uma aquietação egocêntrica. Por isso, Jesus diz que não nos dá a paz como o mundo a dá. Trata-se de uma paz que nos leva a agir. Que, por um lado nos serena, por outro lado nos inquieta. Santo Agostinho disse no livro das Confissões que o nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Deus (cf. Santo Agostinho, As Confissões, I, 1,1). Mas, por outro lado, essa inquietação não nos desestrutura. Pelo contrário, nos conforta e consola, nos descansa e renova. Jesus fala de despedida. No momento de sua prisão disse que sua alma estava triste até a morte (cf. Mt 26,38). Mas, Jesus também fala de alegria, mesmo diante da despedida. No evangelho de hoje Ele diz aos discípulos: “‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu”. A paz de Jesus nos acalma, mas também nos inquieta. Sua despedida passa pela tristeza até a morte, mas nos causa a alegria se o amamos, porque Ele vai para o Pai, mas Ele volta para nós.

D. Rogério

Um comentário sobre “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.

Deixe um comentário