Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai.

Quinta-feira, 27 de Abril de 2023

3ª Semana da Páscoa

Leituras:

At 8,26-40

Sl 65(66),8-9.16-17.20 (R. 1)

Jo 6,44-51

EVANGELHO

Eu sou o pão vivo descido do céu.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. Palavra da Salvação.

Reflexão

Ninguém quer morrer. E a promessa da ressurreição pode encantar qualquer ser humano. Mas tudo gira em torno de crer no Filho enviado do Pai. Sua intimidade na Comunhão Trinitária com o Pai é tão forte que ninguém pode separar a aceitação da vontade do Pai da fé no Filho Encarnado. Ele é o pão descido do céu. Quem dele comer nunca morrerá. Quem comer deste pão viverá eternamente. Por isso, para ser “discípulos de Deus” é preciso escutar o Pai e ser por Ele instruído e, finalmente, vir a Cristo. O que demonstra que ninguém vai ao pai senão pelo Filho. Mas também ninguém vai ao Filho se o Pai não o atrair. Aqui se trata de verdadeira comunhão. É por isso que podemos dizer sem medo que há um só Deus em três pessoas. Há três pessoas e um só Deus. A comunhão da Trindade expressa sua unidade. E a ação do Pai, do Filho e do Espírito Santo expressa sua diversidade. É a uma vida assim trinitária, unindo-nos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo é que somos convidados. E é a uma vida assim na comunhão que somos convidados a viver entre nós. É isso que gera a verdadeira vida, que se torna eterna.

D. Rogério

Um comentário sobre “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai.

  1. Amém! Glória a vós Senhor. Bonita reflexão! Dom Rogério. Muito obrigada!❤️
    Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo mais será acrescentando.
    Pois, com Jesus jamais sentiremos sede desta vida, o verdadeiro alimento que vem do céu nos sacia completamente, Jesus se oferece com alimento. Ele é o pão da vida,
    Ele já está no meio de nós .
    Presente na Santa Eucaristia. Amém!
    Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Fique sempre com Deus e com a Virgem Maria. Dom Rogério. Paz e bem ❤️

    Curtir

Deixe um comentário