Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas.

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2023

3ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)

Leituras:

Hb 9,15.24-28

Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 1a)

Mc 3,22-30

EVANGELHO

Satanás será destruído.

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 3,22-30

Naquele tempo, 22 os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23 Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24 Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25 Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26 Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27 Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28 Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29 Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30 Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”. Palavra da Salvação.

Reflexão

Como foi que Jesus lidou com as pessoas que estavam falando mal dele? Chamou-os e falou-lhes em parábolas. Eram mestres da lei vindo de Jerusalém e, ao interpretar as ações de Jesus contra o Maligno, diziam que Ele era parceiro de Satanás ao expulsá-lo. Antes de tudo, diante de quem falava pelas costas e indiretamente, Jesus provoca um enfrentamento. Vai falar diretamente com eles. Em segundo lugar, mesmo falando em parábolas, Ele coloca uma questão com clareza: O que é que Satanás ganha em ser expulso? Qual seria o seu proveito em ter um parceiro que o derrota? De fato, Jesus mostra a inconsistência das acusações que lhe fazem. É evidente que eles ficaram sem palavras para responder à sua questão. Depois Jesus faz comparações com um reino, com uma família e com um possível roubo numa casa. Em todas as parábolas Ele reforça que nada aproveita a quem se faz parceiro daquele que o combate. No final, há uma sentença de Jesus, que diz que essa distorção feita pelos mestres da lei não será tolerada por Deus. Não é possível haver salvação para quem rejeita completamente o seu salvador. Não é questão de que Deus o exclua, mas para quem verdadeiramente se faz parceiro de Satanás, ao combater quem o expulsa, nada mais é possível fazer. Em nossa vida concreta, somos constantemente instigados a escolher o lado em que vamos ficar. É muito importante para nós saber reconhecer quem é que nos salva e quem é que nos condena. Igualmente importante é aprender a não se deixar levar pelas propagandas e pelas notícias falsas, sejam dos que usam meios de comunicação, sejam os que o fazem ao pé do ouvido, difundindo ideias falsas, que podem até ganhar vulto entre as pessoas. Cada um de nós precisa saber de que lado está. E devemos tomar cuidado com as parcerias que fazemos. É preciso que saibamos ficar sempre do lado de Deus, mesmo que outros digam que estamos do lado errado.

D. Rogério

3 comentários sobre “Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas.

  1. Caminhar com Deus, perseverante na oração e na eucaristia…desta forma o Espírito Santo nos ilumina e nos mostra sempre o melhor caminho, ou seja, se escolhemos Deus, as nossas escolhas ao longo da vida serão as mais acertadas!

    Curtir

  2. Amém! 🙏🏽 Glória a vós Senhor. Bonita reflexão! Dom Rogério. Muito obrigada!❤️
    Sim! É preciso que saibamos ficar sempre do lado de Deus, Mesmo que outros digam que estamos do lado errado.
    Que Jesus Cristo o filho de Deus vivo, nos ajude a sermos mais unidos, em tudo que nos leva a ti senhor.
    Que a minha fé, nunca seja abalada,por maiores que seja as tribulações… Amém !
    Um semana abençoada para o senhor! Dom Rogério. Paz e bem ❤️

    Curtir

  3. Amém!!! Muito obrigada pela reflexão D. Rogério!
    Peçamos que o Espírito Santo nos ilumine e que estejamos firmes com Jesus nesta batalha espiritual contra o mal.
    Uma boa semana com as bençãos de Deus e a proteção de Nossa Senhora! Abraço

    Curtir

Deixe um comentário